Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CE aprova projeto que garante maior transparência ao futebol

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    Os sócios ou cotistas de clubes e entidades ligadas ao futebol serão considerados parte legítima para denunciar irregularidades ocorridas nessas associações ao Ministério Público, segundo o Projeto de Lei do Senado 293/01, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol, que recebeu nesta terça-feira (3) parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O projeto será ainda votado em Plenário.

    Segundo a proposta, bastará, para isto, que os sócios ou cotistas responsáveis pela denúncia representem pelo menos 10% do número total de presentes à última assembléia-geral realizada pela entidade. Na opinião do relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que foi presidente da CPI, a medida ajudará a garantir maior transparência à administração do futebol brasileiro.

    - O projeto abre a possibilidade de fiscalização mais rigorosa por associados e torcedores, com a responsabilização civil e criminal dos que praticarem ilícitos em clubes e entidades - disse Álvaro Dias após a aprovação do projeto pela comissão.

    Para o senador, o projeto tem o mérito de acabar com a impunidade de dirigentes de clubes e entidades. Alguns desses dirigentes, recordou, praticavam irregularidades sem que nada lhes acontecesse. Não há motivo, a seu ver, para manter a impunidade no futebol, uma vez que em todas as outras atividades existem penalidades para maus dirigentes.

    - Não há razão para se colocar o futebol acima da legislação - ressaltou.

    De acordo com o projeto, o futebol praticado por atletas profissionais passa a ser entendido como um "ato de comércio". Os dirigentes, acionistas e cotistas dos clubes e entidades ligadas ao futebol tornam-se passíveis de responsabilidades e penalidades previstas na legislação penal, civil, trabalhista, previdenciária, cambial e tributária. Além disso, essas associações passam a ser obrigadas a elaborar e publicar as demonstrações contábeis e balanços patrimoniais de cada exercício, submetidos a auditoria externa.

    Na presidência da reunião, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) classificou a aprovação do projeto como uma "reviravolta" na administração do futebol brasileiro. O projeto recebeu o apoio dos senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Durante o debate, Cristovam recordou recentes denúncias de que o futebol poderia estar sendo usado para a lavagem de dinheiro.

    Professores

    A comissão começou a debater o Projeto de Lei do Senado 319/08, de autoria de Cristovam, que cria o décimo-quarto salário para profissionais de educação básica que elevarem em pelo menos 50% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola. O projeto recebeu parecer favorável do relator, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), sob a forma de substitutivo. Mas a sua votação foi adiada por causa de um pedido de vistas apresentado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO), que se disse preocupada com os efeitos financeiros da proposta sobre prefeituras e governos estaduais.

    A comissão aprovou também requerimento de Cristovam e do senador Flávio Arns (PSDB-PR), para a realização de uma homenagem aos professores vencedores do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ce-aprova-projeto-que-garante-maior-transparencia-ao-futebol/1993365

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)