Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exemplo da Argentina ao abrir arquivos deveria ser seguido pelo Brasil, diz OAB

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou que a decisão da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de abrir os arquivos confidenciais referentes à atuação das Forças Armadas durante o período da ditadura militar naquele país (1976-1983), "deve servir de exemplo a todos aqueles que defendem a democracia e o direito à memória e à história". Cezar Britto disse que "a OAB espera que o Brasil siga corajosamente o exemplo da Argentina".

    No Brasil, a expectativa é de que na próxima semana, quando retorna das férias, o presidente Lula deverá decidir sobre o decreto de criação da Comissão da Verdade para investigar casos de desrespeito a direitos humanos e os arquivos do período da ditadura (1964-1985), fato que enfrenta oposição do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes militares das três Armas. Eles teriam inclusive ameaçado renunciar, recentemente, num gesto contra o decreto assinado por Lula criando a Comissão da Verdade. "A pressão sobre a nossa história deve ser exclusivamente aquela escrita na Constituição democrática, jamais a imposta por forças ocultas", destacou hoje Britto.

    "A Argentina, que sofrera uma ditadura sanguinária, compreendeu corajosamente que o único meio de evitar a repetição do passado é contando a história de verdade", salientou o presidente nacional da OAB ao elogiar a determinação de Cristina Kirchner de desbloquear os arquivos sobre o que aconteceu nos anos de chumbo dos governos militares, exceto da Guerra das Malvinas."O direito à memória e à verdade deve ser assegurado pelo Estado, jamais deve ser dilapidado pela lógica do medo ou da clandestinidade", sustentou Britto.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exemplo-da-argentina-ao-abrir-arquivos-deveria-ser-seguido-pelo-brasil-diz-oab/2050658

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)