Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresas terão que pagar indenização moral e material para mãe de vítima fatal de acidente aéreo

    Publicado por Direito Vivo
    há 13 anos

    A Cotercon Comercial e a América do Sul Serviços Aeronáuticos apelam para o TRF da 1.ª Região contra sentença de 1.º grau que as condenou ao pagamento de indenização por danos morais e materiais à mãe de vítima fatal de acidente aéreo.

    Segundo a mãe da vítima, o acidente ocorreu com aeronave pertencente à Cotercon. Na ocasião, as três pessoas a bordo, incluindo seu filho, levavam a aeronave para o município de Sorocaba (SP) com a finalidade de fazer a revisão dos motores junto à empresa América do Sul.

    A empresa América do Sul Serviços Aeronáuticos, em sua apelação, afirma não ter autorizado o embarque do filho da demandante na aeronave, fato que se deu por iniciativa do piloto, contratado pela Cotercon, sem autorização superior, e em flagrante desrespeito às normas contratuais e legais. Sendo assim, somente a Cotercon deve responder pelo ato de seu funcionário. Argumenta que, ao emitir declaração no sentido de que a aeronave se encontrava em condições técnicas satisfatórias e seguras para a realização de voo de traslado, levou em consideração a perícia da pessoa que a pilotaria, no caso, o funcionário da Cotercon.

    A Cotercon, por sua vez, destaca que o ocorrido teve origem em três circunstâncias. Primeiro, a manutenção inadequada promovida pela empresa Chamone Indústria Aeronáutica, depois, a declaração, por parte do responsável técnico vinculado à empresa América do Sul, de que a aeronave se encontrava em condições satisfatórias para o traslado e, por fim, o conhecimento técnico de que dispunha a própria vítima acerca das condições inadequadas apresentadas pelo avião. Alega que o filho da autora tinha ciência de que não poderia embarcar em voo de traslado.

    O relator, desembargador Daniel Paes Ribeiro, da 6.ª Turma, considerou a empresa Cotercon Comercial responsável pelo acidente que vitimou o filho da demandante, por ser a proprietária da aeronave e contratante do piloto encarregado de efetivar o traslado do bimotor, o qual, nessa condição, ofereceu carona à referida vítima (art. 1.521, inciso III, do Código Civil de 1916, vigente à época dos fatos e art. 932, inciso III, do atual diploma civil).

    Registra o magistrado que o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) prevê a responsabilidade do transportador pela morte do passageiro, ocorrida durante a execução do contrato de transporte, estendendo-a até mesmo à hipótese de transporte de cortesia (art. 256, § 2.º, alínea “b”).

    Com relação à América do Sul Serviços Aeronáuticos, empresa especializada na manutenção de motores destinados ao uso em aviões, o desembargador considerou que esta agiu com evidente negligência ao emitir parecer técnico no sentido de que a aeronave se encontrava em condição tecnicamente satisfatória e segura para a realização do voo de traslado, desconsiderando grave defeito em um dos motores, o qual foi, posteriormente, constatado pelo Serviço Regional de Aviação Civil.

    O relator citou a jurisprudência do STJ e deste Tribunal, onde consta o entendimento de que é devida a indenização por dano material, na forma de pensão mensal, nos casos em que a família da vítima é de baixa renda, sendo presumível o auxílio prestado aos genitores. O montante da pensão deverá ser rateado, entre as rés, na proporção de 50% para cada uma O valor da indenização por dano moral se mantém, nos termos do art. 248, § 1.º, da Lei 7.565/1986.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-terao-que-pagar-indenizacao-moral-e-material-para-mae-de-vitima-fatal-de-acidente-aereo/2767727

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)