Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisador da Embrapa defende cautela na reforma do Código Florestal

    Publicado por Direito Vivo
    há 15 anos

    Evaristo Eduardo de Miranda, doutor e pesquisador da Embrapa, defendeu ontem durante audiência pública conjunta no Senado, a reforma do Código Florestal , desde que isto seja feito de maneira a impedir que aconteçam mais desmatamentos. Ele apresentou aos senadores o sistema de gestão territorial da Embrapa, que monitora por satélites, entre outros dados, as extensões territoriais destinadas à preservação ambiental.

    Segundo Evaristo, em números gerais, pode-se dizer que, atualmente, cerca de 30% da extensão territorial nacional estão disponíveis para atividades agropecuárias, estando os outros 70% destinados a reservas legais, ambientais e indígenas, e também para as chamadas Áreas de Preservação Permanente (APPs).

    De acordo com o especialista, um dos cenários, em uma possível alteração do Código Florestal , seria a inclusão dessas APPs no cálculo da área das reservas legais, o que elevaria para 41% a área disponível para as atividades agropecuárias.

    Ele também chamou a atenção para a necessidade de, ao se fazer a modificação, levar-se em conta a complexa situação de ocupação ilegal de atividades agropastoris do país, práticas que perduram há mais de um século, com plantio de café em São Paulo e Minas Gerais; arroz e vinhedos no Rio Grande do Sul; pecuária no Pantanal; e irrigação no Nordeste nas beiras de rios.

    - Todas essas atividades acontecem em áreas de preservação permanente, mas isto terá que ser resolvido no âmbito do Código Florestal , já que essas pessoas estão ali há muito tempo - disse ele.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisador-da-embrapa-defende-cautela-na-reforma-do-codigo-florestal/1033196

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)