Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CEF não poderá cobrar por corretagem de imóveis

    Publicado por Direito Vivo
    há 15 anos

    O Juízo da 6ª Vara Federal de Curitiba acatou pedido do Ministério Público Federal em ação civil pública para que a Caixa Econômica Federal deixe de cobrar a taxa de corretagem de imóvel, fixada em 5% do valor da venda, nos casos de venda direta. De acordo com a sentença, os compradores que pagaram essa taxa, a partir de 15 de outubro de 2005, poderão protocolar ação de execução individual para pedir a restituição do valor.

    De acordo com os autos, a Caixa impôs, nos contratos de adesão, o ônus da corretagem aos consumidores, condicionando a venda de seus imóveis à contratação do CRECI/PR. O juízo entende que o pagamento da comissão de corretagem deveria ser obrigação da CAIXA, considerando as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

    A magistrada considerou, ainda, que a conduta da CAIXA em condicionar a venda de imóveis com a obrigação de pagar os honorários do corretor caracteriza a chamada "venda casada", vedada pelo art. 39, I do CDC. O CRECI se beneficia indevidamente com o Convênio que firmou com a CAIXA, garantindo vultosos honorários, mediante imposição de seus serviços aos consumidores. "A imposição em questão aumenta o valor do imóvel em 5%, às custas do consumidor, acréscimo considerável, em especial para famílias de baixa renda, que são as principais destinatárias dos imóveis populares vendidos pela CAIXA".

    Na sentença, o juízo declarou a nulidade das cláusulas 13.8.1.1, 13.9. e

    do Edital de Concorrência Pública e do Convênio firmado entre a CAIXA e o CRECI/PR, sobre a obrigatoriedade de intermediação de corretor credenciado e habilitado pela Caixa Econômica Federal nas operações de venda direta de imóveis a consumidores; condenou a CAIXA a se abster de exigir, em futuras vendas na mesma modalidade, que o adquirente/ consumidor, compulsoriamente, contrate serviços de corretagem para poder adquirir imóvel, sob pena de multa de 10% sobre o valor do imóvel; condenou a CAIXA à obrigação de informar aos consumidores interessados na aquisição de imóveis que a intermediação por corretor de imóveis é opcional; e condenou os réus, Caixa e Creci/PR, solidariamente, em virtude das cláusulas declaradas nulas, à restituição, aos consumidores onerados com a contratação compulsória dos serviços de corretagem, dos valores pagos a título de comissão de corretagem por ocasião da aquisição dos imóveis por venda direta.

    O inteiro teor da sentença, que cabe recurso e tem validade no Estado do Paraná, pode ser consultado nos autos nº 2008.70.00.019931-0.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cef-nao-podera-cobrar-por-corretagem-de-imoveis/1720869

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)