Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Instrutores de trânsito poderão ter profissão regulamentada

    Publicado por Direito Vivo
    há 15 anos

    Os instrutores de trânsito poderão ter a profissão regulamentada. Passo decisivo para que isso ocorra foi dado nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que aprovou, por unanimidade, parecer favorável do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) a projeto do deputado Geraldo Magela (PT-DF).

    O projeto (PLS 173/08) exige dos interessados em atuar na profissão diploma de conclusão do ensino médio e certificado de curso específico da área, realizado pelo órgão executivo de trânsito.

    Caberá ao profissional ser capaz de instruir os alunos sobre os conhecimentos teóricos e habilidades necessárias para que obtenham, alterem e renovem a permissão para conduzir automóveis e motocicletas.

    O instrutor, de acordo com o projeto, deverá também estar habilitado a ministrar cursos de especialização e semelhantes, definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

    Imobilização ortopédica

    A CAS aprovou ainda substitutivo do senador Renato Casagrande (PSB-ES) a projeto da Câmara dos Deputados (PLC 187/08) que regulamenta a profissão de técnico em imobilização ortopédica. Entre as atribuições desses profissionais estão a confecção e a retirada de imobilizações ortopédicas, com uso de faixas, talas metálicas e outros materiais.

    Para exercer a profissão, com jornada de trabalho de seis horas diárias, o técnico deverá apresentar diploma em imobilização ortopédica, registrado em órgão federal competente, expedido por escola técnica. As escolas, por sua vez, devem ser devidamente reconhecidas e ter validade em todo o território nacional.

    Saúde

    Durante a reunião, foi acolhido ainda parecer do senador Expedito Júnior (PR-TO) a projeto (PLC 69/01) de autoria do senador Paulo Paim (PT-SP) quando ainda era deputado federal, que obriga a rede privada a atender pacientes nos municípios onde não houver unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Também foi aprovado projeto (PLC 5/09) que inclui as vacinas contra a hepatite A, meningocócica C, pneumocócica C, pneumocócica conjugada sete valente, varicela e penumococo no calendário básico de vacinação da criança. A ideia é reduzir a mortalidade infantil em todo país.

    Todos os projetos seguem agora para análise do Plenário.

    A CAS aprovou ainda parecer da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) a projeto (PLC 73/09) que faculta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) celebrar convênios de cooperação técnica e científica, bem como solicitar a execução de trabalhos técnicos e científicos com universidades e organismos internacionais com os quais o Brasil tenha acordos de cooperação técnica.O projeto segue para votação, em decisão terminativa, pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

    Requerimento

    Foram aprovados ainda dois requerimentos, sendo um do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) solicitando audiência pública para discutir a intenção do governo federal de criar reservas indígenas em Santa Catarina e outro do senador Mão Santa (PMDB-PI), com pedido de informação ao Ministério da Saúde sobre ações destinadas a prevenir câncer do colo uterino e câncer de mama.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instrutores-de-transito-poderao-ter-profissao-regulamentada/1786659

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)