Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ nega liberdade a empresário acusado de integrar grupo de extermínio

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, negou pedido de liminar em habeas corpus impetrado pela defesa do empresário Firmino Teles de Menezes, acusado de participar de um grupo de extermínio que atuava em Siqueira, Ceará. Ele seria o suposto mandante da execução de quatro pessoas ligadas a uma madeireira de sua propriedade.

    Segundo a denúncia do Ministério Público apresentada na Justiça do Ceará (TJCE), os crimes foram motivados por uma disputa judicial entre o proprietário da madeireira e um sócio. A discórdia surgiu com as cláusulas do contrato que decretou o fim da sociedade. Ao ser julgado, Menezes foi condenado a 17 anos de reclusão por homicídio qualificado e formação de quadrilha, ainda sem o trânsito em julgado da sentença.

    No habeas corpus impetrado no STJ, a defesa do empresário alegou ausência dos requisitos autorizadores da prisão preventiva e falta de fundamentação no decreto prisional. Sustentou que o empresário tem direito ao reconhecimento do princípio da presunção de inocência em razão de não oferecer risco à instrução criminal. Argumentou, ainda, que houve excesso de prazo na formação da culpa. Assim, requereu que o empresário possa responder ao processo em liberdade.

    Em sua decisão, o ministro Cesar Asfor Rocha citou precedentes do STJ ao salientar que não estão presentes os pressupostos para concessão da liminar. Segundo o ministro, o prazo da instrução criminal não é absoluto e pode ser razoavelmente alongado em razão das circunstâncias do caso concreto.

    Dessa forma, Asfor Rocha rejeitou o pedido ressaltando que os motivos expostos na decisão proferida em primeira e segunda instância são suficientes para fundamentar a prisão do empresário por estarem em conformidade com os artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-nega-liberdade-a-empresario-acusado-de-integrar-grupo-de-exterminio/2075300

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)