Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Confirmada condenação de PM que facilitou a fuga de preso

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    A 4ª Câmara Criminal do TJRS manteve a condenação de Policial Militar que viabilizou a fuga de apenado do Presídio Estadual de São Jerônimo ao abandonar o posto, permitindo que o preso que estava no pátio escalasse uma janela basculante, alcançasse o telhado e fugisse do estabelecimento.

    No recurso ao Tribunal, argumentou que as condições do presídio facilitaram a fuga do preso, sem que tivesse concorrido culposamente para tanto.

    Para o Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, relator da apelação, “era do réu a responsabilidade pelo controle dos acusados no momento em que eles estão no pátio, salientando que ficam lá apenas duas horas por dia, em horário fixo, das 15h às 17h”. E concluiu, “assim sendo, sob qualquer pretexto, o acusado não poderia ausentar-se quando a oportunidade de fuga é mais evidente, caracterizando claramente que negligenciou os atos de vigilância atribuídos para si”.

    O PM, no interrogatório, relatou que estava sozinho como vigia da guarita e acompanhava a movimentação de cinco a sete presos, quando desceu do posto para ir ao banheiro, bem como para verificar “uma bateção” nas celas, ocorrida durante um jogo de futebol.

    Ressaltou o julgador que “não se está isentando o estabelecimento prisional de culpa no caso em exame, eis que inadmissível a falta de funcionamento de uma câmera que monitora a movimentação na lateral do presídio”. E concluiu: “Entretanto, a responsabilidade do acusado no caso está clara, uma vez que o réu saiu da guarita onde vigiava os presos para ir ao banheiro (o que poderia ter sido postergado ou adiantado, em vista do já conhecido horário fixo de saída para o pátio dos presos) e verificar (...) a referida “bateção” ocorrida nas celas em função de um jogo de futebol, que poderia - e deveria - ser efetuada por agentes penitenciários”.

    Os fatos se deram em abril de 2006. O soldado foi condenado pela Justiça de São Jerônimo a cumprir três meses de detenção, em regime aberto, substituída por um salário mínimo nacional.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confirmada-condenacao-de-pm-que-facilitou-a-fuga-de-preso/2099692

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)