Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plano de saúde não pode ser cancelado em aposentadoria por invalidez

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho catarinense confirmou decisão de primeiro grau, que condenou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a restabelecer os planos médico e odontológico de trabalhador aposentado por invalidez.

    A Casan tinha recorrido da sentença alegando que os acordos coletivos da categoria somente garantem o direito à inclusão nos planos de saúde aos empregados da ativa.

    O empregado, excluído do plano no mês seguinte à aposentadoria por invalidez, ajuizou ação trabalhista na 2ª Vara do Trabalho de São José, pedindo o restabelecimento do benefício.

    A juíza da ação, Renata Felipe Ferrari, ao restabelecer o plano médico e odontológico ao trabalhador, considerou que “a norma coletiva ao mencionar 'empregados da ativa' exclui os empregados aposentados de acordo com o Regime Geral da Previdência, não os empregados que possuem o contrato suspenso, entre eles, os que gozam auxílio-doença previdenciário e aposentadoria por invalidez”.

    Na decisão sobre o recurso, que não é definitiva, a juíza relatora destacou que o cancelamento de plano de saúde na vigência de contrato de trabalho caracteriza alteração unilateral, em prejuízo do trabalhador.“Permanecendo suspenso o contrato de trabalho, não há falar em suspensão do pagamento do benefício do plano de saúde, na medida em que a aposentadoria definitiva ainda não se consumou (...) não sendo razoável privar o empregado do convênio médico, justamente no momento em que mais dele necessita” disse a juíza.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-nao-pode-ser-cancelado-em-aposentadoria-por-invalidez/2173842

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)